27 fevereiro 2011

Por que ainda compro CD's?


Faço parte da geração MTV. Aquela geração que não tinha tanta informação pela internet, que aguardava ansiosamente a estréia de um videoclipe da banda ou artista favorito. Que estudava de tarde ao som dos videoclipes que passavam na MTV. Naquela época, a música ainda era o foco principal da emissora. E que VJ's tínhamos como exemplo hein? Sábios Fabio Massari e Gastão.

Lembro quando a Alanis Morissette lançou o seu primeiro disco e fiz o meu pai ir até o centro da cidade procurar o tal CD. Pouco tempo depois, fiz ele correr atrás do primeiro disco da Jewel. Era uma ansiedade para chegar em casa, desembrulhar dquele plastiquinho grudento, abrir cuidadosamente a caixinha e colocar o CD sem qualquer sinal de arranhão no som. Conforme a música ia rolando, sentia o cheiro do encarte, apreciava as fotos, as letras quando eram colocadas, os agradecimentos, a ficha técnica.

Eu lamento a geração de hoje. A MTV virou uma merda de emissora, com essas modeletes que seguem apenas o script, além deste monte de bandas ruins que existem e estão presentes ali a todo momento. A velocidade da informação e acesso fácil à música é impressionante. Basta um clique e pronto. Eu sei que este é o rumo da tecnologia, mas lembro com carinho da minha adolescência.

Ainda hoje, sinto o prazer de ir a uma loja e adquirir um CD mesmo ciente de que não preciso gastar um real e posso ter disponível no meu computador a qualquer momento. Eu simplesmente ainda gosto da arte, do cheiro do encarte, de sentar no sofá, tomar café e apreciar o CD. E isto, nenhuma tecnologia vai substituir. Ao menos para mim.

3 comentários:

Taty disse...

Outro dia dei uma passada pela MTV e fiquei pensando nisso. Que saudades da MTV da nossa época, em que os Vj's realmente gostavam e entendiam de música...

Sou dessas também, nada compara a ter o encarte em mãos! Assim como livro... nada substitui o passar das páginas, o sentir a capa, o cheirinho de livro novo!

Posso até baixar, ouvir antes, quando o CD vaza, mas se gosto, faço questão de ir até a loja e comprar. Até porque, geralmente entro na loja com a intenção de comprar um e sempre acabo garimpando outras maravilhas.

bjusss querida

Cleiton disse...

Oi Kalu, eu também sou dessa geração e mais ainda, sou do tempo que a programação da MTV começava a partir do meio dia no UHF.Tenho saudade desse tempo em que os clipes eram o carro chefe da emissora.

Eu ainda tenho a prática de comprar cd, uma pena que as lojas de rua estão acabando e ainda vemos que infelizmente o futuro do cd tende a ser igual do vinil.

dea disse...

Cada um sente falta do seu tempo!
Tem gente que fala algo parecido com o vinil :)